IgNeiva
Dizem que o site desciclopédia só tem "piadas foleiras e outros disparates apagados" da Wikipédia (fonte Wiki), porém descobri nesse mesmo site algo muito interessante: o Minerês. Se alguém for procurar sobre o dialeto no site da wikipédia, dificilmente achará algo especifico sobre o tema porém, o desciclopédia consegue explicar, exemplificar e traduzir uma grande variedade desse diverso dialeto mineiro. Isso é algo inédito em um site de paródias baseadas com formato de uma enciclopédia virtual. Vejam um exemplo:

  • Eu formei ano passado.

Quem não está adaptado ao mineirês se pergunta: "O que foi que ele formou ano passado?" Na verdade, o mineiro quis dizer: Eu me formei ano passado, pois quem forma, forma algo ou alguém, e se a pessoa forma a si mesmo, ela se forma.

  • Vai tê'ma festa'manhã, . Cê anima?

Quem não está adaptado ao mineirês se indaga: "Será que ele está me achando com cara de músico ou de palhaço? Pois, quem anima festa é músico ou palhaço." Na verdade, o mineiro quis dizer: Vai ter uma festa amanhã, amigo. Você se anima?

  • Cara, hoje d'manhã eu 'sustei.

Quem não está adaptado ao mineirês fica pensando: "Quem foi que ele assustou hoje de manhã?" Na verdade, o mineiro quis dizer: Cara, hoje de manhã eu me assustei.

  • Véi, eu ligá o som um poquim. Cê incomoda?

Quem não está adaptado ao mineirês fica pensando: "Porra! quem está incomodando é ele. Eu sou o incomodado nessa história!" Na verdade, o mineiro quis diser: Velho, eu vou ligar o som um pouquinho. Você se incomoda?

Para ver mais: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Miner%C3%AAs



Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário